Resenha do livro 'What is sport: a controversial essay about why humans play sports'

Resumo

A presente resenha apresenta o livro “What is sport: A controversial essay about why humans play sports", do psicólogo social Rob Alpha. A obra, ancorada em teoria freudiana, consiste em uma análise das características da sexualidade humana, que estariam presentes de maneira inconsciente no fenômeno esportivo em geral, sendo que mais de vinte modalidades foram investigadas em aspectos como equipamentos, regras, espaços e praticantes. Ao propor responder o que é o esporte, a abordagem adotada pelo autor acaba sendo delimitada em demasia, carecendo de um diálogo com a literatura acadêmica que poderia contribuir em tal esclarecimento. O livro acaba por trazer uma perspectiva muito enfática a respeito da sexualidade, sobrevalorizando tal característica em relação a outros aspectos que perpassam o fenômeno esportivo e que poderiam ajudar a melhor responder o que de fato é o esporte em si. Ademais, a escrita do texto é por vezes incoerente e imprecisa, apresentando divergências em relação a dados e argumentos levantados pelo próprio pesquisador. As ideias apresentadas por Rob Alpha podem ser de interesse da comunidade acadêmico-científica, porém é necessário um olhar cauteloso por ser uma obra intencionalmente controversa e provocativa.

Palavras-chave: Esportes, Psicanálise, Psicologia

Referências

Alpha, R. (2015). What is Sport: A Controversial Essay About Why Humans Play Sports (1st ed.). Bookbaby.

Elias, N., e Dunning, E. (1992). A busca da excitação, desporto e lazer no processo civilizacional. DIFEL Editoral.

Freud, S. (2017). Three Essays on the Theory of Sexuality: The 1905 Edition. (U. Kistner, P. Van Haute, e H. Westerink, Eds.). Verso Books.

Publicado
2021-08-12
Como Citar
Amstel, N. A. van, Reis-Júnior, C. A. B. dos, Oliveira, M. A. de, & Sonoda-Nunes, R. J. (2021). Resenha do livro ’What is sport: a controversial essay about why humans play sports’. Lecturas: Educación Física Y Deportes, 26(279), 214-225. https://doi.org/10.46642/efd.v26i279.2715
Seção
Artigos de opinião