Mapa digital de jogos tradicionais no Rio Grande do Sul:um olhar interativo e pedagógico

Resumo

O Rio Grande do Sul (RS) compõe-se por diferentes grupos sociais e modos de vida que, no processo histórico, desenvolveram, criaram e recriaram diversas manifestações culturais, dentre elas, os jogos tradicionais (JTs). Como parte do patrimônio de um povo, os jogos tradicionais merecem ser tematizados, apropriados, divulgados e nutridos por todos os indivíduos. A partir desses pressupostos, esta pesquisa objetivou (1) realizar um levantamento de jogos tradicionais no Rio Grande do Sul e (2) construir um mapa digital interativo e pedagógico que possibilite visibilizá-los por meio das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs). A partir do levantamento bibliográfico nas bases de indexação Lilacs, Periódicos da Capes e Google Busca, identificamos a existência de inúmeros jogos tradicionais desenvolvidos nas diversas regiões do RS, bem como estudos significativos sobre a temática, derivados especialmente de grupos de pesquisas das universidades públicas, e produções e registros de eventos, em geral de centros culturais. A consecução do mapa digital interativo e pedagógico evidencia a diversidade lúdica e cultural dos JTs. Ademais, permite aos usuários visualizarem os locais do RS onde os jogos são preponderantemente vivenciados, os modos de praticar e as fontes bibliográficas que embasaram as informações de cada jogo. O mapa digital de jogos tradicionais de caráter interativo e pedagógico apresenta-se como uma ferramenta digital à Educação Física e áreas afins, como fonte para o ensino e a pesquisa, com acesso livre e gratuito. Possibilita, ainda, que professores, alunos e usuários sejam partícipes do processo de construção e qualificação, agregando jogos e informações.

Palavras-chave: Jogos tradicionais, Tecnologias de informação e comunicação, Educação Física

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Elizara Carolina Marin,

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Publicado
2021-12-02
Como Citar
Barasuol, E., & Marin, E. C. (2021). Mapa digital de jogos tradicionais no Rio Grande do Sul:um olhar interativo e pedagógico. Lecturas: Educación Física Y Deportes, 26(283), 177-192. https://doi.org/10.46642/efd.v26i283.2989
Seção
Inovação e Experiências