v. 25 n. 272 (2021)

Medios de comunicación y racismo en el fútbol

Mídia e racismo no futebol
Há muito tempo, diversos cientistas sociais vêm expressando sua preocupação com o conteúdo das canções da quadra, geralmente ouvidas em estádios de futebol. É preocupante verificar que o fanatismo extremo, a intolerância e o machismo se destacam no teor dessas mensagens.
Fãs-relatores proliferaram na mídia de massa. Suas vozes amplamente ouvidas que reproduzem para seu público a mesma lógica de excessivo antagonismo expresso pelos setores mais violentos da torcida. Isso intensifica o fato de os esportes serem tribalizados e o futebol estar mais próximo da lógica da guerra do que do jogo.
Muitos setores estão reagindo a esses eventos. Recentemente, um desses relatores teve que se desculpar publicamente por suas declarações racistas em face da rejeição generalizada. São inúmeros os exemplos em que o esporte tem sido e é uma ferramenta na luta contra a injustiça. Por isso, é importante que os clubes e a própria Associação Argentina de Futebol expressem seu repúdio para que esses discursos discriminatórios e xenófobos não se tornem naturais e aceitáveis nos estádios e fora de eles.
Tulio GutermanDiretor - Janeiro 2021

Publicado: 2021-01-18

 

Videos

Artigos de pesquisa

Artigos de Revisão

Inovação e Experiências

Artigos de opinião

Estudo de Caso (Clínicos)