v. 26 n. 280 (2021)

Dilema y Esperanzas

Dilema e Esperanças
A eclosão da pandemia causada pela circulação do COVID-19 significou uma bomba para cada um dos habitantes da aldeia global. Os dirigentes viram-se diante de um dilema impossível de resolver: a quarentena obrigatória como recurso para evitar que o vírus se espalhe ou deixar a decisão ao livre arbítrio individual. A primeira opção, permite salvaguardar o maior número de vidas; a segunda, talvez os danos econômicos e sociais causados por uma pandemia prolongada podem ser moderados mas o risco de uma propagação incontrolável sem dúvida aumenta a mortalidade.
Neste cenário distópico digno de um filme de ficção científica, esperamos testemunhar a criação e distribuição de vacinas em tempo recorde, a expansão dos sistemas de saúde e o trabalho incansável dos trabalhadores da saúde, a atividade perseverante de professores que, na formação em velocidades incomuns , adaptaram instrumentos e metodologias eficazes para a sua prática profissional, a todos os que acompanham de forma responsável e solidária e cumprem as normas de prevenção.
Por outro lado, infelizmente, discursos irracionais e odiosos, racismo, xenofobia, homofobia, misoginia e discriminação de classe têm sido expressos com insistência.
Ainda vivemos a crise e devemos ser extremamente cuidadosos. Aos poucos vamos voltando a encontrar amigos, familiares, colegas, professores e alunos, esperando que a convivência com a máscara de tecido deixe de ser o complemento das roupas da moda, confiando que estamos vivendo o fim da peste.
Tulio Guterman, Diretor - Setembro de 2021

Videos Abstracts: acesso à página de vídeos abstratos desta edição

Publicado: 2021-09-15

 

Videos

Artigos de pesquisa

Inovação e Experiências