v. 26 n. 284 (2022)
Para você, Elvira
Miguel Sánchez e os 30 mil Desaparecidos, Presentes! Ouça novamente entre os sonhos. Faltam poucos dias para o final do ano e geralmente está esgotada. Ela acha estranho que o nome de seu irmão tenha mudado de familiar para popular. É a luta contra o esquecimento, diz a si mesma. Lembre-se que em poucos dias fará 44 anos desde aquele dia fatídico, quando uma gangue o tirou de casa.
Miguel era poeta, bancário e corredor de longa distância, desaparecido durante a última ditadura militar na Argentina. Ela se lembra de quando entregou aquela taça ao vencedor do Corsa Di Miguel em Roma em 2000, organizado por iniciativa de Valerio Piccioni. E então irromperam as imagens: a Carrera de Miguel em Buenos Aires, em Bariloche, em San Miguel de Tucumán, ali mesmo no bairro, em Villa España, Berazategui. Também foi feito em Morón, Resistencia (Chaco), Bella Vista (Tucumán), Havana, Barcelona, Ibiza, María Teresa (no sul da província de Santa Fe).
Sempre o início das corridas massivas, com a participação de pessoas de todas as idades; e esses gestos, esses olhares, um a um, únicos à chegada. Ela imagina a próxima corrida e ela é envolvida por uma ovação que a faz sorrir: Elvira Sánchez... Presente!
Tulio Guterman, Diretor - Janeiro de 2022
Videos Abstracts: acesso à página de vídeos abstratos desta edição