v. 27 n. 287 (2022)

Hasta siempre Roberto Di Giano

Adeus Roberto Di Giano
Ele foi o co-piloto que apontou o caminho mais desafiador, nesta viagem diária que nos leva pelas reviravoltas do conhecimento do mundo e de seus protagonistas. Produziu conhecimento multimídia, autor de cinco livros pessoais -um póstumo que será apresentado dentro de algumas semanas- e muitos outros em colaboração, escreveu dezenas de artigos e participou em vários vídeos educativos sobre os temas da sua especialidade. Sociólogo formado pela Universidade de Buenos Aires, estudioso da sociedade, seus protagonistas e seus tempos, cantor de tangos e baladas, Roberto Di Giano não estará mais presente.
Muitos de nós estão com saudades, de compartilhar e discutir ideias sobre os paradoxos e absurdos que ocorrem na encruzilhada do futebol, da sociedade e da política. Haverá uma cadeira vazia nos encontros de trocas férteis com autores e autores de diferentes latitudes, nas reuniões no bairro com conversas regadas de cafés e cervejas, e nos comentários pós-refeição em jantares de carne.
A poucos meses do início de uma Copa do Mundo, nada é mais atual do que uma frase de sua enorme produção, que nos convida a refletir sobre um evento que tem impacto no cenário global: O interesse dos políticos é alto que as seleções de seus países se qualificam, mesmo que estejam longe de comover os torcedores com base na autenticidade e beleza. Aquele olhar intenso sobre a realidade, o seu empenho, o seu saber, o seu saber, a sua experiência, a sua dignidade... vamos sentir a sua falta.
Tulio Guterman, Diretor - Avril de 2022

Videos Abstracts

Publicado: 2022-04-12

 

Videos

Artigos de pesquisa