v. 23 n. 242 (2018)
Por que as mulheres não jogam em nenhuma equipe? Foi a pergunta desconfortável sobre a Copa do Mundo. Seja qual for a cor da sua pele, altura, etnia, status social, desde que ele tenha sido selecionado pelo treinador, nenhum homem é proibido de integrar uma equipe. Uma mulher não pode representar sua nação tão decentemente quanto os homens, não importa qual seja sua condição?
A resposta a esta pergunta é muito simples: é expressamente proibido pela Federação Internacional de Futebol (FIFA). As mulheres só podem jogar entre as mulheres, como na maioria dos esportes criados no século XIX. Mesmo quando eles realizaram feitos esportivos extraordinários em disciplinas como remo, tiro, natação, montanhismo e outros, até mesmo superando os homens. Referindo-se a esse tempos que parecem distantes, Ivan Illich levantou: Eu não conheço nenhuma sociedade industrial onde as mulheres sejam economicamente iguais aos homens. Eu ainda considero neste ponto que tudo o que mede a economia, nos permite perceber que aqueles que recebem menos, são sempre mulheres.
Uma mulher tem injustamente negado o acesso aos maiores prêmios esportivos, apesar de gastar todo o tempo e esforço para adquirir o talento necessário. Milhões de mulheres assistiram, gritaram e sofreram. Certamente, se a proibição não existisse, algumas teriam jogado. Gianni Infantino: para tornar o mundo em que vivemos mais justo, deve atualizar este item da regulamentação. Não deve legitimar essa segregação anacrônica.
Tulio Guterman, Diretor - Julho de 2018