v. 24 n. 257 (2019)

Esquí Escolar. Bariloche, Provincia de Río Negro, Argentina

Esqui escolar: uma dívida paga
São crianças de setores populares. Muitos vivem em bairros urbanos carentes e marginalizados. Eles frequentam a quinta série da escola pública primária. Eles moram na região, mas muitos, a maioria, nunca foram ao morro. Eles olharam de longe, porque alguns, por um longo tempo, os fizeram acreditar que o acesso às montanhas é para poucos privilegiados.
O esqui em Bariloche é um esporte regional. Mas é também uma prática social e cultural que permite a construção da cidadania; é o cuidado do meio ambiente; é o direito de aprender conteúdos que fazem parte da alfabetização nessas terras da Patagônia; é a oportunidade futura de lazer, interação com outras pessoas e também acesso a fontes de trabalho.
Graças ao esforço incansável de professores comprometidos, de toda a comunidade educacional e de instituições municipais, provinciais e nacionais que hoje em dia, o Esqui Escolar foi instalado como parte do Plano Estratégico do Ministério da Educação da Província do Rio Negro e que é uma Política Estadual no campo dos Direitos Humanos. Assim, por alguns anos, as montanhas nevadas se vestem como uma festa para receber os filhos da terra, que enquanto aprendem a esquiar, sonham que outros têm a mesma oportunidade que eles tiveram.
Tulio GutermanDiretor - Outubro 2019

Publicado: 2019-10-15

 

Videos

Artigos de Revisão