v. 28 n. 301 (2023)
Big Data e Esportes
Big Data está intimamente relacionado ao esporte. Consiste no armazenamento e análise de grandes quantidades de dados que podem ajudar a melhorar o desempenho, estratégia, saúde e marketing de atletas e equipes. Antes, durante e depois de um evento esportivo, milhões de dados são coletados e processados por especialistas: estatísticas de partidas, táticas e estratégias com base em informações do próprio time e do rival, o comportamento do público, a intervenção do árbitro e outros.
Ter os dados não é suficiente; é necessário entender o significado e sua aplicação. Técnicas apropriadas de análise, visualização e narrativa de impacto devem ser aplicadas para tirar conclusões úteis e comunicá-las de forma clara e simples aos destinatários, sejam eles treinadores, atletas, gerentes ou torcedores. Também é importante considerar o contexto e o propósito de cada análise, bem como as limitações e incertezas dos dados.
É um modelo que, com o aporte da tecnologia, pode ser aplicado não só para atletas de elite, mas também para resolver problemas prementes como poluição ambiental, pobreza, qualidade educacional, acesso a sistemas de saúde, água potável, transporte, moradia digna, e alimentação saudável e variada, nas comunidades que a demandam. Nesses casos, também é preciso formar equipes interdisciplinares de alta performance, capazes de ler e interpretar dados e, por meio de políticas públicas, tomar as decisões mais razoáveis e pertinentes, utilizando recursos materiais e humanos de forma efetiva para melhorar a vida das pessoas.
Tulio Guterman - Diretor, Junho de 2023