v. 28 n. 299 (2023)

Inteligencia Artificial y Deporte

Inteligência Artificial e Esporte
Entre dúvidas, questionamentos, alertas e ilusões, assistimos ao intenso avanço da Inteligência Artificial em todas as áreas da cultura, arte, ciência e tecnologia. A IA já é usada para monitorar aspectos fisiológicos e técnicos de atletas por meio de sensores e dispositivos vestíveis, que podem fornecer informações complexas que colaboram com os treinadores para criar programas de preparação para uma melhoria abrangente, tanto no físico, técnico, tático, mental e social.
Os fãs de quebra de recordes, sem dúvida, ficarão surpresos com o impacto da IA na melhoria do desempenho esportivo. Ao permitir o processamento de uma enorme quantidade de dados, sua aplicação para escolher e selecionar os melhores jogadores, controle de desempenho em tempo real, individualização da preparação atlética e recuperação de lesões é possível. Nesse sentido, terá uma influência significativa na melhoria dos equipamentos, no desenvolvimento do marketing, na arbitragem, enfim, no evento desportivo.
Além disso, a IA pode agregar sua contribuição nos próximos anos para diminuir a brecha no acesso às práticas corporais para grupos ainda relegados, como idosos, deficientes, crianças e jovens. No entanto, pensar e realizar estratégias efetivas para uma sociedade e, portanto, para um esporte mais inclusivo, democrático, não violento e integrado, continuará sendo um desafio coletivo e um patrimônio do pensamento humano.
Tulio Guterman - Diretor, Abril de 2023

Videos Abstracts

Publicado: 2023-04-12

 

Videos

Artigos de pesquisa

Inovação e Experiências

Artigos de opinião

Artigos de Revisão